top of page
Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Rouanet, a lei em benefício de poucos...


São Bento do Sul


Por Noaldo Kautnick


Nos últimos tempos, ouve-se muito sobre a Lei Rouanet, mas o que é a Lei Rouanet? Oficialmente é a lei Federal de incentivo a Cultura, de nº 8.313/1991, sancionada pelo então presidente Fernando Collor de Melo. A lei foi criada para incentivar a cultura em nosso país, entre, filmes, peças de teatro, exposições em museus e shows!


Grandes artistas se beneficiam ou beneficiaram com a lei, para produzir suas artes e espetáculos, mas eu disse grandes, mesmo porque não conheço pequenos grupos ou iniciantes na arte, que receberam uma boa bolada para propagar suas peças, shows ou exposições.


Alguns diretores, atores e cantores famosos gritando em suas peças e shows, fora Bolsonaro, abaixo Mario Frias, mas o projeto enviado a secretaria de Cultura, para captação de verba era de milhões, artistas, se baseando apenas na verba da lei, enfim, todos eles, mesmo captando verba federal para execução de suas obras, cobram ingresso, e o lucro, lógico, no próprio bolso, sendo retorno garantido, ou seja, recebem dinheiro do governo e da venda de ingressos, e você, consegue receber duas vezes pelo mesmo trabalho?

Moramos em uma pequena cidade, onde temos, grupos teatrais, grupo de folclore, grupo de artesãs, etc. Quantos desses fizeram pedido de apoio e quantos conseguiram? O pequeno artista, esse sim, que realmente deveria ser amparado, para poder levar sua arte, em eventos, escolas, e até no " Coreto da Praça ", são os menos prestigiados.


Um cidadão, entra com um pedido de financiamento de uma casa na Caixa Econômica Federal, ai começa o martírio, pilhas de papelada e assinaturas, se aprovado nessa fase, libera-se o financiamento, ai começa, fez o fundamento, fiscaliza-se, ergue-se as paredes, fiscaliza-se, coloca o telhado, fiscaliza-se, por fim, imóvel pronto, mas antes de liberar a última parte do pagamento, fiscaliza-se novamente, e se houver uma torneira que não estava no projeto, bloqueia-se tudo.

A pergunta que fica, se houvesse uma fiscalização pelo menos parecida nos pedidos da lei Rouanet, teríamos tantos pedidos, ou tantos artistas famosos vorazes gritando ao vento?


Não estou desmerecendo a lei, acho de suma importância, mas cultura e arte com apoio governamental, a aqueles que estão começando ou com dificuldades monetárias para expansão da sua arte e não apenas aqueles que já possuem uma carreira consolidada.

Mas essa, é só a minha opinião!

コメント


bottom of page