top of page
Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Rercordar e viver

*Edimar Salomon



NOSSA HISTÓRIA, NOSSA IDENTIDADE


Neste bonito e histórico registro fotográfico feito há 123 anos, vemos posando para a eternidade os componentes da Schützenverein São Bento com uma banda de música antes da realização do seu talvez primeiro desfile pelas principais ruas da nossa querida São Bento do Sul anunciando, assim, que naquele dia seria disputado o “Tiro de Rei”.

Essa tradição se mantém até os dias de hoje. Depois do surgimento da nossa querida Banda Treml, no ano de 1913, é ela que participa e conduz o desfile da nossa Schützenverein.

Lá pelos anos de 1894/1895, começou a surgir a ideia de se fundar um clube de “tiro ao alvo” aqui na nossa colônia. O isolamento social entre os moradores era grande; para poderem se encontrar pelo menos uma vez por mês, já que a distância entre os moradores era muito grande, eles resolveram criar um clube para praticar o tiro ao alvo, conversar, contar causos e continuar mantendo a amizade e fortalecendo os laços sociais construídos desde a chegada dos primeiros imigrantes na nossa antiga colônia no longínquo ano de 1873. Era também uma forma de lazer e uma prática esportiva.

Com a decisão tomada, reuniram-se no dia 4 de agosto de 1895, segundo consta na ata de fundação, os senhores: August Weber, Ambros Pfeiffer, Hermann Knop, Emil Schade, Raimund Arndt, Wilhelm Wünsche, Anton Koenig, Adolf Langer, Paul Zschoerper, Gustav Kopp e Otto B. Krause.

Nesse mesmo dia ficou decidido que elegeriam a diretoria provisória, que ficou assim constituída: Presidente, Paul Zschoerper; Tesoureiro, Emil Schade; Secretário, Otto B. Krause. Ainda estiveram presentes a essa reunião os senhores João Herbst e Karl Schubert.

Nós, filhos dessa terra abençoada, temos que nos orgulhar de ter essa Sociedade de Tiro aqui em São Bento do Sul. Em menino, quando corríamos ao lado dos atiradores e dos músicos em dia de desfiles, para nós era como se estivéssemos fazendo parte dessa confraternização.

A maior alegria era quando nossos pais nos davam autorização para podermos acompanhar o desfile e depois chegar em casa e contar em detalhes sobre esse tradicional cortejo que acontece há 127 anos.

Só para recordar. Antes da fundação da Sociedade Atiradores, aos domingos, muitos amantes desse esporte se reuniam ali nos fundos do terreno da atual Empresa Buddemeyer, na frente desse conhecido sítio do senhor João Hoffmann, que mais tarde o transformou no bonito “Vale das Rosas” [Rosenthal], construindo nesse local o bonito Restaurante, cervejaria, salão de bailes com palco para apresentação teatral e primeiro cinema com sala especial para projeções cinematográficas. Rosenthal era o local preferido dos jovens namorados e famílias para encontros em todos finais de semana.


* Acompanhe no instagram: @edimar_salomon ou nos siga na página do facebook (edimar_salomon).



Comments


bottom of page