top of page
Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Renomado Cientista Político Paulo Kramer é entrevistado por papanduvenses em Live



Papanduva


Na última terça-feira, 17, o Cientista Político Paulo Kramer foi entrevistado pelo jornalista Luiz Henrique Saliba Filho e pelo advogado eleitoralista Luiz Eduardo Saliba, de Papanduva. O Cientista político é mestre em Ciência Política e lecionou na Universidade de Brasília até a aposentadoria, e hoje é analista de Risco Político e Assessor Parlamentar no Senado Federal.


A entrevista ocorreu através da plataforma Instagram, e versou sobre diversos assuntos como as estratégias de Bolsonaro, Lula e da terceira via para as eleições de 2022, o embate do Presidente da República e o Supremo Tribunal Federal, a Reforma Eleitoral que está no Senado e a CPI da Covid também no Senado Federal, além da análise da última pesquisa eleitoral para a eleição presidencial realizada pela corretora XP Investimentos, através do instituto de pesquisas IPESPE.


Para Kramer, as regras eleitorais ficam como estão, já que a tendência é que o Senado engavete as mudanças. Já sobre a CPI da COVID, ele acredita que o máximo de desgaste de imagem do Presidente Bolsonaro já foi atingido. O ponto alto da live foi a análise da última pesquisa XP/Ipespe, onde Lula teria 40% e Jair Bolsonaro 24% de intenções de voto no primeiro turno. No segundo turno, Bolsonaro perderia de todos os concorrentes.

Paulo Kramer afirmou que acredita que o segundo turno será entre Bolsonaro e Lula, pois segundo ele “a terceira via é a preferida dos brasileiros nas pesquisas somente enquanto ela não tem um rosto”, pois quando os candidatos da terceira via são testados eles tem fraco desempenho em pesquisas.


Já no caso de Lula, o renomado Cientista Político afirmou que o desempenho do mesmo se dá pela lembrança de tempos bons em seu governo, que inclusive fortaleceu seu “poste” Dilma Roussef nas eleições subsequentes, e que, portanto, o petista precisa torcer para que a economia não decole no pós-covid e que as pessoas não reconheçam como benesse o novo programa social Auxílio Brasil, o que voltaria a deixar a eleição mais acirrada entre o petista e o atual presidente.

Na pesquisa

O presidente Bolsonaro, portanto, precisaria avançar nas reformas econômicas, aprovar o novo programa social e ainda “moderar a língua” para ser competitivo, já que segundo o cientista político, nas suas falas o presidente “murchou” expectativas dos agentes econômicos desde o início de seu mandato.


Paulo Kramer é figura constante em telejornais, tendo colaborado diversas vezes no Jornal da CNN do apresentador William Waack e em jornais do SBT, além de jornais impressos como O Globo e Revista Veja. A conversa durou cerca de uma hora e meia, e foi acompanhada por dezenas de espectadores. Os irmãos que a promoveram pretendem fazer mais Lives com convidados do meio político e advocatício em seus perfis @salibafilho e @luizeduardosaliba no Instagram.

Comments


bottom of page