Mafra
Proposta de candidato para isentar taxa da Cosip não era demagógica
Entre os que acompanharam a leitura e votação do relatório final da CPI da COSIP na Câmara de Mafra nesta quarta-feira, 03, estava o ex-vereador Edenilson Schelbauer (PL), que foi um dos candidatos a prefeito em 2020.
Schelbauer disse que estava inscrito para usar a tribuna livre da Casa, mas devido a pauta da ordem do dia, não foi espaço para sua fala. Após a votação do relatório da CPI, o ex-Vereador falou à reportagem da rádio AOUTRAFM.COM e deste Portal, fazendo uma avaliação do desfecho sobre o caso.
O ex-Prefeito Wellington Bielecki (PSD), além de mentir para a Câmara na época, alegando entre outras coisas, que havia um déficit de R$ 1 milhão com despesas de Iluminação Pública e chantageando que a cidade ficaria às escuras, chegou ao cúmulo de tentar responsabilizar o então presidente da Câmara, (Schelbauer) pela votação e aprovação do projeto de lei que criou a supertaxa da Cosip no final de 2016.
Schelbauer explica mais uma vez, que ao longo da legislatura passada, tentou abrir uma CPI para investigar denúncias sobre a COSIP. Mas assim como ocorreu com tentativas de aberturas de CPI diante de outras denúncias, nunca conseguiu atingir o número de 5 assinaturas de vereadores, que é o limite mínimo para abrir uma CPI, segundo o Regimento da Casa. No máximo chegava a 3 ou 4 assinaturas e os procedimentos iniciais eram arquivados.
Depois, como candidato a Prefeito em 2020, Schelbauer propôs isentar a cobrança da taxa da COSIP por pelo menos um ano, para depois equalizar a cobrança a um valor mínimo necessário para manter o sistema. Muitos, principalmente entre candidatos adversários, falavam que a proposta do então candidato do PL e era demagógica e meramente eleitoreira.
Mas, o excesso de arrecadação que foi constatado desde os primeiros meses de 2017, com a cobrança da taxa majorada pelo ex-Prefeito, já mostrava que isso era perfeitamente viável, e o relatório final da CPI vem a comprovar que isso é possível de ser feito.
Fonte: Paulo Petters - https://jiriomafra.com/
Comments