São Bento do Sul
Conhecer o patrimônio histórico arquitetônico e valorizar a sua história. Estes foram os objetivos da primeira caminhada da Rota do Patrimônio. O evento ocorreu na manhã de sábado (21) e foi promovido pela Prefeitura Municipal, através da Fundação Cultural, em parceria com o Departamento de Turismo e o projeto Rota do Patrimônio.
Nem o frio espantou os inscritos, que chegaram a quase 30 e percorreram cerca de 4,5 km na caminhada, com início no Museu Municipal Dr. Felippe Maria Wolff e finalização na Casa do Artista, passando por 41 imóveis tombados no Centro de São Bento do Sul. “Um povo não pode gostar do que não conhece e por isso é importante disseminar a importância do patrimônio histórico, tornar ele conhecido e fazer crescer na comunidade o senso de pertencimento da sua história e cultura”, enfatiza Ademir Weiss, diretor presidente da Fundação Cultural.
O evento agradou aos participantes, que ganharam um mapa para acompanhar o trajeto e receber os carimbos de passagem (disponíveis em estabelecimentos parceiros). São 5 locais de coleta de carimbo, sendo que cada carimbo foi personalizado com os traços de imóveis tombados diferentes.
Um deles, por exemplo, é do próprio Museu Municipal e outro da Casa Eichendorf. “A caminhada da Rota do Patrimônio é um atrativo turístico cultural, que proporciona não só um passeio por alguns pontos centrais de São Bento do Sul para quem não a conhece, mas também um despertar de olhar diferente da cidade, atentando aos detalhes das construções que fazem parte do dia a dia do cidadão, que muitas vezes passam despercebidos", conta Marla Hubl, idealizadora do projeto.
O Roteiro Histórico Central da Rota do Patrimônio é para ser feito a pé, e é autoguiado. Os mapas para quem tiver interesse estarão disponíveis no Museu a partir desta terça-feira (24) e para adquirir o certificado de conclusão é necessário contatar o e-mail do projeto (patrimonio.rota@gmail.com) com a comprovação, que pode ser feita com a publicação de 3 fotos feitas durante o trajeto no Instagram marcando @rotadopatrimoniosc, ou por meio de aplicativo de monitoramento de atividades físicas, ou ainda enviando foto do mapa com os carimbos para o e-mail do projeto.
Comments