top of page
Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Prefeito Magno Bollmann fala dos quatro anos de mandato



São Bento do Sul


A assessoria do prefeito Magno Bollmann – PP, divulgou nota à imprensa onde fala dos quatro anos de mandato. Diz Bollmann, “que foram quatro anos de muito trabalho”.


Confira a seguir:


"Neste mês se encerra a gestão 2017-2020 na Prefeitura Municipal de São Bento do Sul. Foram 4 anos de muito trabalho, vários percalços, mas um legado enorme de obras e serviços deixados à disposição da população são-bentense. Apesar de minha idade já avançada e os cabelos embranquecidos pela experiência que somente a vida proporciona, a população mais uma vez confiou seu destino a mim e ao meu partido nesses últimos quatro anos, e sou muito agradecido por isso.


Conduzir um grupo enorme de servidores para garantir um futuro melhor à população exige muita coragem, esforço e dedicação, ainda mais quando a política e os políticos são todos colocados na mesma vala comum do descaso e da corrupção, sem que se façam necessárias exceções. Fazer diferente e provar que é possível atuar com ética e caráter frente ao cargo que se ocupa, desde os menores aos maiores gestos, foi o que me conduziu até aqui.


Sofremos nesses quatro anos com as ações de retorno da natureza, que nos trouxe enchentes, vendavais, ciclones, chuvas de pedra e tantos outros transtornos, que exigem agilidade das equipes de trabalho para minimizar o impacto dessas catástrofes junto a população. Lutamos muito para diminuir os gastos públicos, equilibrando receita e despesa, servindo de exemplo de gestão fiscal às outras cidades.


Amargamos o afastamento do vice-prefeito e de outros servidores durante o período, oportunidade em que defendi que competia ao Poder Judiciário apurar com seriedade os fatos e emitir eventual nota de culpa. Dei total autonomia às equipes de investigação interna da Prefeitura, que puderam conduzir os processos disciplinares e de sindicâncias com imparcialidade e dentro das regras da lei.


Sangramos, todos, com o surgimento desastroso do coronavírus no ano de 2020, momento em que a ciência foi tão desprezada, deixando margem para que Prefeitos tateassem no escuro e equipes de saúde trabalhassem à exaustão. Participei dia e noite de reuniões sobre o assunto com o Governo do Estado, Secretarias, Associações e Federações de Município, formamos uma equipe local de discussão de medidas, que ainda se reúne semanalmente para tratar do assunto, em conjunto com a Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Hospital Sagrada Família, Associação Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas.


A Prefeitura repassou recursos extras ao Hospital Sagrada Família neste período, procuramos equipar com insumos todas as unidades de saúde, fizemos a compra de milhares de testes, criamos protocolos de atuação clínica. Vimos e revimos diversas medidas, mas a mais importante delas diz respeito à conduta que cada pessoa, isoladamente, deve adotar, pois de nada adianta a emissão de leis e decretos se a população não se conscientizar da gravidade do problema e da necessidade de se preservar para não perder mais nenhuma vida ou mesmo para não sobrecarregar o sistema de saúde.


Agradeço aos profissionais de saúde do serviço público e também do privado pelas horas dedicadas ao combate à doença, que a cada dia se agrava mais. Inclusive, sobre essa questão, pairou discussão no início desse mês acerca da possibilidade de pagamento de bonificação aos servidores de saúde do município. Contudo, diante do curto espaço de tempo entre a proposta apresentada e a necessidade de estudos mais aprofundados, construção de legislação estruturada e específica, aliado ao fato da troca de gestão, a qual compete definir agora o destino dos 7,5 milhões que deixaremos no caixa da Secretaria de Saúde, entendemos que não poderíamos fazer um projeto dessa envergadura a toque de caixa, pois as políticas públicas, especialmente na área da saúde, devem ser planejadas e discutidas de forma sensata e coerente.


Além dos 7,5 milhões deixados no caixa da Saúde, está pronto para iniciar já no próximo ano 10 quilômetros de pavimentação asfáltica de 16 importantes ruas do município, financiados por meio do FINISA, já licitado, no valor total de 14 milhões de reais. Nesse mesmo modelo se encontra o financiamento para a revitalização do Centro de Especialidades Médicas e a reforma do Posto de Saúde Central. Deixamos pronto o projeto do novo Pronto Atendimento Médico, no antigo Condomínio Empresarial, com o processo licitatório a ser continuado pela próxima gestão. Está praticamente concluído o Loteamento Santa Fé, com 244 casas, que tem previsão de entrega no mês de março do próximo ano. A "Transpão" está em fase final do licenciamento ambiental, que permitirá a abertura de nova via para desafogar o tráfego central.


A Usina de Lixo Zero, próximo ao parque do SAMAE, já inicia a operação agora no mês de dezembro, deixando expectativa de maior vida útil ao aterro sanitário e uma perspectiva ambiental sadia para o Município nos próximos anos. Entregamos a praça do centro, cartão postal da cidade, agora denominada de Praça Jardim do Imigrante, completamente revitalizada e possível de ser utilizada por todos os moradores. Entregamos a sede do SAMAE e concretizado, ao lado, o parque ecológico do SAMAE, na Avenida dos Imigrantes, assim como deixamos encaminhado o Jardim Botânico da cidade. Esse legado é fruto de muito trabalho em prol da comunidade!


Durante a transição de governo todas as obras e serviços acima mencionados foram repassados à nova equipe que assume a partir de 2021, principalmente para que deem continuidade. Optamos em antecipar as reuniões de transição com a equipe do próximo Prefeito, abrindo de forma solícita as portas de todas as secretarias para receber os novos gestores, porque entendemos que o desejo da população deve ficar acima de qualquer animosidade política.


Renovamos todos os contratos que se encerrariam em 31/12/2020, principalmente da área da saúde, pedido este feito pela equipe do próximo Prefeito, porque entendemos que a saúde não pode servir de palco político. Desejo que daqui a 4 anos, em eventual nova transição, o futuro Prefeito se lembre disso e que atue da mesma forma, colocando os interesses da população acima de interesses pessoais.


Encerro agradecendo a todos os Secretários, Diretores, Chefes e demais servidores que aceitaram esse imenso desafio de conduzir em equipe os rumos dessa maravilhosa cidade. Desejo sorte e sucesso aos gestores eleitos, para que cuidem com carinho da nossa sempre amada São Bento do Sul.


À população, o meu especial agradecimento, com votos de um feliz e abençoado Natal e um 2021 cheio de vida, saúde e prosperidade."



Prefeito Magno Bollmann

Dezembro de 2020

Comments


bottom of page