top of page
Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Nova Mesa diretora da Câmara defende trabalhar para antender os anseios da comunidade



São Bento do Sul

Na manhã desta sexta-feira (3) o novo comando da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, eleita para o biênio 2025/2026, recebeu representantes da imprensa local, onde falaram sobre as diretrizes da gestão e o futuro do legislativo.


Estavam presentes Gilmar Pollum - PL o presidente, Cátia Friedrich - PSD, vice-presidente e Diego Niespodzinski - MDB, primeiro secretário, O segundo secretário, vereador Luiz Pesenti - PSD, não compareceu por ser servidor  público efetivo, e estar em horário de trabalho.



Na ocasião os membros da Mesa, fizeram um resumo dos futuros trabalhos na Casa de Leis, bem como, destacaram que o principal objetivo será a comunidade e seus anseios.


A chapa vitoriosa de Gilmar Pollum - PL presidente, Cátia Friedrich - PSD, vice-presidente e Diego Niespodzinski - MDB, primeiro secretário e Luiz Pesenti -  PSD, tiveram uma votação de 6 x 4, tendo ainda os votos dos vereadores progressistas, Zuleica Volto​lini e Rodrigo Vargas



Já a chapa derrotada foi encabeçada por Vilsinho - PL, Margão - PL, Marcelo Quost - PL e Joelmir Bogo - UB, chapa esta​, montada com o aval do prefeito Tomazin e de lideranças de dentro do executivo. A ideia inicial era fatiar o comando do legislativo tendo um ano para cada um, o que necessitava uma alteração no Regimento Interno da Câmara, o que a princípio seria ilegal, já esta mudança, se fosse feita só poderia valer para a próxima legislatura, pelo menos é o que defendem os especialistas no assunto.


Na mesma oportunidade, Gilmar ao iniciar a reunião, destacou a importância dos veículos de comunicação, visando o estreitamento dos laços. Destacando ainda, que o papel da imprensa é relevante e precisa ser respeitado pelos segmentos da política. O presidente Gilmar defende que o legislativo 'vai trabalhar como um todo'.



Na mesma oportunidade, Cátia e Diego, agradeceram não apenas pela presença, mas, pelo espaço que a mídia tem colocado à disposição da Câmara e dos vereadores.


As explicações


Os vereadores foram indagados com relação às negociações realizadas antes da Sessão em que ocorreu a eleição para a Mesa Diretora. Tanto Gilmar quanto Cátia confirmaram que participaram de todas as ações, inclusive com a possibilidade de divisão de mandato, mas recuaram, quando sentiram que não seria uma boa medida e que a opinião pública já estaria alertando sobre o desgaste que tal situação causaria. “Confesso que participamos intensamente das negociações, e até chegamos ao acordo de fazer daquela forma mesmo, mas, como a política é muito dinâmica,  no desenrolar da situação decidimos tentar mudar o curso. Nossa ideia não foi aceita, então decidi apresentar uma chapa”, disse Gilmar.


Cátia disse que não se sente prejudicada por ter analisado com mais cautela a situação e voltado atrás. “Consultei inclusive fonte jurídica da capital (Florianópolis), que alertou para a necessidade de cumprimento do Regimento Interno. Essa fonte destacou possíveis prejuízos que teríamos, então tomei a decisão. Não vejo dificuldade em ter que recuar para fazer o certo”, disse ela.


Já Diego, disse que foi motivo de alegria para ele receber o convite de Gilmar e Cátia para participar da Mesa na condição de secretário. “Estou eleito para trabalhar pela cidade, porque não fazer parte da mesa diretora? A política atual, em especial na nossa cidade, exige uma mudança de comportamento dos políticos, que comece pela gente”, enfatizou.



Legislativo/Executivo


Os três foram unânimes em afirmar que trabalharão para fazer o melhor por São Bento do Sul e que para isto serão necessárias conversas mais constantes com o Executivo. Gilmar deixou claro que as negociações acontecerão sempre que for preciso, mas que tudo que for positivo para a cidade vai ter apoio da Câmara.    



Carla e Diego também destacaram que, apesar de terem chegado ao sucesso graças a abertura de portas que os partidos ofereceram, o trabalho no parlamento não será partidário, mas de união com todos os integrantes a fim de favorecer a comunidade em todos os seus anseios e necessidades.



Contratações


Questionados sobre as indicações para a Câmara, os integrantes da Mesa foram unânimes em afirmar que as contratações serão indicadas por eles. Gilmar deixou claro que os gestores na Câmara é que decidem quem vai fazer parte da equipe de confiança, mas também deixou evidente que vai ouvir o prefeito e o vice para algumas decisões. “De maneira alguma somos adversários ou inimigos. Vamos nos manter próximos do Executivo visando o melhor para a nossa cidade”, completou.  

コメント


bottom of page