Se movimentando
O ex-prefeito e pré-candidato a deputado estadual e ambientalista, Magno Bollmann – PP, alheio a qualquer orientação ou direcionamento partidário, continua na estrada por toda a região. Onde vem orientando prefeitos, na implantação dos consórcios de água nos moldes do Consórcio Quiriri, e a criação de áreas de preservação, como, por exemplo, o “Pagamento por Serviços Ambientais - PSA'', que nasceu por sua luta e autoria, que em São Bento do Sul, vem preservando as margens do Rio Vermelho, próximas ao manancial de captação de água do município, desde o ano de 2010. De lá para cá, o programa cresceu, se expandiu e virou referência para diversas outras iniciativas pelo Brasil.
Se movimentando II
No município de Itaiópolis, a implantação de um consórcio já está em fase adiantada, e poderá incluir os municípios de Papanduva e Monte Castelo. Na região de Joinville, os municípios de Araquari e São Francisco também já iniciaram a implantação.
Se movimentando III
Outra ação do ex-prefeito, se trata do lançamento de sementes de árvores nativas, como as de palmito, que serão lançadas nas florestas do município, como as já realizadas pelo Grupo Tuper, na região de Rio Natal e adjacências.
Se movimentando IV
Magno também informou que no mês de março, será lançado o segundo livro, sobre o Consórcio Quiriri, que conta a segunda fase do projeto, bem como, sobre o empreendedor Frank Bollmann, seu irmão que implantou as Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs, cujo Complexo Hidrelétrico Rio Vermelho/Rio Natal, que vai englobar sete (PCHs). Juntas, as PCHs irão gerar 26,8 MW, o suficiente para abastecer 30 mil unidades consumidoras - o equivalente a uma cidade de 120 mil habitantes.
Se movimentando V
Outro feito do ex-prefeito, se trata da Usina de Processamento de Resíduos – UPR, implantada no Samae, que de início havia a desconfiança que poderia não funcionar. Mas ontem o próprio prefeito Tomazini, enfatizou – “Conforme destacou o prefeito Antonio Tomazini, desde o início de 2021, vários passos foram concluídos para que a Usina pudesse estar em operação. “Investimos mais de R$ 1 milhão na parte de energia elétrica da estrutura, pois os testes antes feitos eram a base de geradores alugados. Conseguimos a Licença Ambiental de Operação em 2021, em seguida foi possível lançar a licitação para contratação da mão de obra para operação da Usina, que infelizmente por duas vezes teve sua licitação deserta. Porém, no início de janeiro foi possível realizar a contratação da empresa para início dos trabalhos após a terceira licitação. É algo que nos anima, pois agora será possível dar sequência aos trabalhos neste projeto inovador”, explicou o prefeito.”
Aprovadas
E na sessão de ontem na Câmara de São Bento do Sul, as contas do exercício de 2020, da gestão do ex-prefeito Magno Bollmann, foram aprovadas por unanimidade.
Comentarios