top of page
Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Loteamento Santa Fé: Listagem ainda segue em análise



São Bento do Sul

Equipes da Empresa Municipal de Habitação (EMHAB) e da Secretaria de Assistência Social se reuniram, na quinta-feira (10), com o coordenador de filial da Caixa Econômica Federal – de Joinville, Leonardo Lafigliola, para tratar sobre o processo de seleção das famílias que vão residir em uma das 244 residências do Loteamento Santa Fé, no bairro Centenário. A obra está em fase final de construção.


Conforme o diretor presidente da Emhab, Adriano Cubas, a primeira listagem foi encaminhada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, do Governo Federal, mas não foi possível chegar ao número de 244 famílias aptas a assinar contrato com a Caixa. Por isso, foi necessário solicitar uma lista complementar ao próprio MDR. “Todo processo de seleção é do Ministério do Desenvolvimento Regional com enquadramento da Caixa Econômica Federal, através dos dados ativos do Cadastro Único (CadÚnico) em São Bento”, disse Adriano.

Durante a reunião foram tratadas algumas pendências entre a primeira listagem encaminhada pelo MDR e a divulgação da segunda listagem selecionada. “Essas pendências se tratam, por exemplo, de sobrenome de uma pessoa que estava casada e agora está solteira, algum número cadastrado incorreto, nome do titular ou cônjuge que apareceu em algum benefício do governo, entre outros exemplos que são analisados”, explica o diretor presidente.

A segunda listagem segue em análise pela Caixa Econômica Federal e tão logo seja liberada, a Emhab inicia o processo de conferência da documentação para, na sequência, encaminhar novamente ao banco. “Reforçamos, novamente, que a Emhab não seleciona as famílias aptas a adquirir uma residência do Santa Fé. Tudo é feito pelo Ministério do Desenvolvimento Regional, utilizando os dados ativos do Cadastro Único (CadÚnico) em São Bento. Como os dados do CadÚnico são auto declaratórios, após a seleção os escolhidos precisam comprovar tudo, levando os documentos à Emhab, que os encaminha ao banco responsável”, comentou.

Da primeira lista repassada pelo MDR, mais de 180 deles conseguiram comprovar os requisitos e critérios, tendo sua documentação juntada e encaminhada à Caixa, onde passam por análise final. O banco devolverá estes papéis para assinatura somente após ter o número suficiente para ocupar as 244 casas, conforme previsto em lei. Desta forma, não é possível entregar as casas primeiramente para uma parte dos aprovados, deixando o restante para depois.

Comments


bottom of page