top of page
Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

INFORMATIVO DA CÂMARA DE SBS



São Bento do Sul


Vereador apresenta indicações


Sessão online - O vereador Luiz Lindecir Pesenti apresentou, na sessão desta segunda-feira, 05, da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, três indicações ao Executivo. A primeira solicita a troca de lâmpadas externas e melhoria na iluminação no Posto de Saúde do Bohemerwald.


Ele também solicita que seja efetuada a limpeza ou substituição da tubulação de parte da rua Waldemiro Mielke, no bairro Mato Preto. E solicita também estudos técnicos para a implantação de um redutor de velocidade na rua Estanislau Furmann, bairro Brasília.

Projeto para instituir a Semana de Conscientização dos Portadores de Parkinson e Alzheimer.


É de autoria do vereador Darlan Guliani o Projeto de Lei 005/2021 do Legislativo, que pretende instituir a Semana Municipal de Conscientização e apoio aos Portadores das doenças de Alzheimer e Parkinson no município, na semana que compreender o dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde.


Segundo o projeto, durante a referida semana, o poder executivo Municipal poderá promover seminários, campanhas e palestras educativas, e fóruns de debates, objetivando conscientizar a população sobre a importância do apoio aos portadores das duas doenças, além da troca de experiências e informações quanto às causas e tratamentos das mesmas, visando um diagnóstico precoce destas.


O Alzheimer

A doença de Alzheimer é uma doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, ela também interfere no comportamento e personalidade da pessoa, causando consequências como a perda de memória.


No início, o paciente pode até lembrar de acontecimentos muito antigos, mas acaba esquecendo coisas simples, como uma refeição que acabou de realizar.

Com a evolução do quadro, o Alzheimer causa grande impacto no cotidiano da pessoa e afeta a capacidade de aprendizado, atenção, orientação, compreensão e linguagem. A pessoa fica cada vez mais dependente da ajuda dos outros, até mesmo para rotinas básicas, como a higiene pessoal e a alimentação.


No Brasil, existem cerca de 15 milhões de pessoas com mais de 60 anos de idade. Seis por cento delas têm a doença de Alzheimer, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz).


Parkinson

A doença de Parkinson é um distúrbio neurológico do movimento, progressivo e degenerativo que afeta aproximadamente milhares de pessoas. Embora seja muito mais comum em pessoas acima de 60 anos, o número de pessoas mais jovens diagnosticadas com a doença está aumentando.


Conforme a doença de Parkinson avança, ela se torna cada vez mais incapacitante, tornando difícil ou impossível a realização de atividades diárias simples, como tomar banho ou se vestir. Muitos dos sintomas da doença de Parkinson envolvem o controle motor, a capacidade de controlar seus músculos e movimento.

A doença de Parkinson torna-se cada vez mais incapacitante ao longo do tempo. Se você sofre da doença de Parkinson, você pode ter problemas ao realizar atividades diárias como levantar de uma cadeira ou mover-se pela sala. Conforme a doença progride, algumas pessoas precisam usar uma cadeira de rodas ou ficar de cama permanentemente. Vereadores destacam a decoração de Páscoa

Durante a palavra livre da sessão desta segunda-feira, 05, da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, cinco vereadores fizeram o uso da palavra livre, sendo que a decoração de Páscoa feita pela Fundação Cultural e Diretoria de Turismo na Praça Jardim dos Imigrantes foi destacada no pronunciamento de todos.


A primeira a falar foi a vereadora Terezinha Dybas, destacando que agora os usuários do sistema de estacionamento rotativo no centro da cidade possuem mais uma opção para o pagamento do estacionamento, com a implantação do ticket avulso, disponível em diversos pontos da cidade. Terezinha parabenizou a equipe responsável pela decoração de páscoa implantada no município.


Ela também citou a isenção do IPTU para aposentados, pensionistas e portadores de câncer, lembrando que quem já possui o cadastro na Prefeitura não precisará renovar neste ano, somente quem ainda não possui o benefício precisará ir até a prefeitura e solicitar. Terezinha também parabenizou a administração municipal por não reajustar as tarifas de água e esgoto e da coleta de lixo neste ano, bem como a prorrogação do vencimento das parcelas do IPTU em 30 dias. Terezinha também destacou a decisão da Secretaria de Educação em adiantar o recesso de julho das unidades escolares para agora, quando a região está no pico da pandemia, reduzindo com essa atitude a propagação da Covid nas escolas.


O vereador Adriano Reinhardt destacou que esteve visitando a secretaria de Saúde, e agradeceu à recepção bem como às melhorias implantadas no centro de triagem da Covid, na unidade de saúde da 1º de Maio. Para ele, deveria haver um maior investimento na divulgação das ações tomadas contra a Covid no município. O vereador também enalteceu o trabalho desenvolvido pela Cultura e Turismo na decoração de Páscoa.


O vereador Luiz Neri Pereira também citou a decoração de Páscoa feira na Praça Jardim dos Imigrantes, bem como também concordou com a antecipação das férias escolares pelo bem dos profissionais da educação e alunos da rede municipal. O vereador também falou sobre a demora na conclusão da pavimentação da Estrada Dona Francisca. Segundo Neri, existem várias irregularidades apontadas pelo Ministério Público na pavimentação feita naquela via, e somente quando o projeto de engenharia estiver concluído a obra será finalizada.


A vereadora Carla Hofmann destacou os 26 anos do jornal A Gazeta, comemorados no início de abril. Ela também falou sobre a bela decoração de Páscoa implantada na cidade. “Nesse momento de tristeza por conta do avanço da Covid, podemos renovar a nossa esperança vendo essa bela decoração”, frisou. Carla citou que a decoração de Páscoa é apenas uma amostra de como será a decoração natalina.


A vereadora também citou que esteve reunida com o prefeito Tomazini e os integrantes do núcleo ode Gastronomia da Acisbs, que é um dos setores que mais sofre com a pandemia. Segundo Carla, o prefeito se propôs a estudar a sua proposta de parcelamento das taxas e tributos municipais para o comércio que está sofrendo nesta pandemia.


E o vereador Darlan Guliani destacou os problemas existentes em diversas ruas do município, que sofreram com as chuvas do início do ano, como a localidade de Rio Natal, e o problema na pavimentação da Dona Francisca, que já se arrasta por anos. Para o vereador, o cargo de secretário de Obras deveria ser preenchido por um engenheiro para poder realizar um bom serviço.


Darlan também lembrou da roçada de calçadas de terrenos baldios no município, o que, para ele, deveria ser feito pelos proprietários e não pela prefeitura, pois muitas pessoas optam por investir seu dinheiro com a compra de terrenos, e depois deixam os mesmos abandonados. O vereador também citou que ouviu algumas críticas devido a implantação da decoração da praça no centro da cidade nessa época de pandemia, “mas a vida segue”, afirmou. Para ele, a decoração traz m pouco mais de alegria às pessoas.


Fonte: Assessoria de imprensa - CVSBS

Comentarios


bottom of page