Florianópolis
Difundir o conhecimento e aplicações técnicas e profissionais do bambu, bem como a inovação dos usos desta matéria-prima. Este é o objetivo do I Seminário Catarinense do Bambu, que acontecerá em Florianópolis de 18 a 22 de setembro. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento.
O seminário é uma promoção da Associação Catarinense de Bambu (BambuSC) em parceria com a Epagri e outras instituições. Conforme Gilmar Dallamaria, extensionista rural da Epagri em Curitibanos e responsável pelo projeto Bambu no Estado de Santa Catarina, as temáticas trarão uma abordagem ampla e multidisciplinar de questões ambientais, socioeconômicas e tecnológicas sobre o bambu.
O evento terá exposição de produtos, estímulo de publicações sobre o tema e atividades práticas sobre os diversos usos dos bambus. “A ênfase será principalmente na ecologia, botânica, agronomia, culinária, artesanato, design, públicas e inclusão social na região Sul”, afirma Dallamaria.
Será uma oportunidade de reunir os diversos elos da cadeia produtiva do bambu na região Sul do Brasil, como academia, órgãos de governo, entidades e profissionais da iniciativa privada.
Programação
– 18/09 – Dia Mundial do Bambu – inauguração da exposição do Seminário na sede do Jardim Botânico de Florianópolis
– 20/09 – Palestras e mesas redonda no auditório da Sede da Epagri
– 21/09 – Oficinas práticas no bambuzeto do Jardim Botânico de Florianópolis, com atividades de manejo, colheita, tratamento, plantio, produção de mudas, artesanato e construção
– 22/09 – visita guiada Sítio Vagalume, no município de Rancho Queimado, a 70Km de Florianópolis/SC
Bambu em SC
De acordo com Dallamaria, o trabalho da Epagri com o bambu começou em 2019, com o estabelecimento de um termo de cooperação técnica com a BambuSC. A partir daí, a Empresa começou a promover cursos para agricultores e artesãos interessados na manufatura da planta. Mais de mil pessoas já foram capacitadas.
Desde 2029 a Epagri promove cursos para agricultores e artesãos interessados na manufatura do bambu.
Ao longo desse período, os extensionistas da Empresa também realizaram experimentos com bambu em sete municípios catarinenses: Tubarão, Joinville, Agronômica, Curitibanos, Videira, Maravilha e Concórdia. Esse trabalho reuniu as informações necessárias para indicar qual cultivar melhor se adequa em diferentes realidades do território catarinense.
Essas ações resultaram na criação da Lei nº 18.341/2022, que institui a Política Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Bambu em Santa Catarina. A Câmara Setorial do Bambu, lançada em 25 de junho de 2024 pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária veio dar mais uma contribuição a esse trabalho. O objetivo do novo órgão é formular e executar uma política pública para o setor.
Serviço:
O que: Seminário Catarinense do Bambu
Quando: de 18 a 22 de setembro de 2024
Onde: Jardim Botânico de Florianópolis / Auditório da Sede da Epagri (rodovia Admar Gonzaga, 1347 – Itacorubi, Florianópolis) e Sítio Vagalume, no município de Rancho Queimado
Mais informações: no site do evento ou pelo e-mail associacaobambusc@gmail.com
Informações para a imprensa: Isabela Schwengber, assessora de comunicação da Epagri, (48) 3665-5407/99161-9596
Comments