top of page
Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Ginástica laboral eleva qualidade de vida de trabalhadores do Planalto Norte


Região


Todos os dias, 4.000 trabalhadores do Planalto Norte deixam seus postos de trabalho por um breve período para praticar ginástica laboral. Através dos exercícios, aliviam desconfortos musculares, ganham mais disposição e reduzem o estresse. Os profissionais integram 18 empresas de São Bento do Sul, Rio Negrinho, Campo Alegre e Mafra que participam do Programa Saúde e Qualidade de Vida oferecido pelo Sesi.


Além dos benefícios diretamente relacionados à saúde dos trabalhadores, a ginástica laboral também possibilita importantes ganhos às empresas. Levantamento realizado indica que, com maior bem-estar dos funcionários, a falta ao trabalho reduz 41%, os custos médicos caem 60% e as chances de trocar de empresa diminui em 81%. Um sistema de gerenciamento permite o total acompanhamento do andamento do programa pela empresa.


“Entre os vários benefícios da ginástica laboral, posso destacar a redução da fadiga após horas de trabalho, a melhora significativa do condicionamento físico e a integração das pessoas no ambiente fabril”, destaca Jair Alves dos Santos, gerente de recursos humanos da Buddemeyer, empresa que é pioneira no programa e está completando 20 anos de atendimento pelo Sesi. “O resultado é um colaborador com mais qualidade de vida, saudável e feliz no ambiente de trabalho”, acrescenta.


A condução da ginástica laboral é realizada por profissionais de Educação Física. A equipe do Sesi é composta por 14 profissionais da área. Os exercícios são planejados para cada tipo área, analisando a pesquisa do perfil de saúde dos trabalhadores. “É possível personalizar o programa à necessidade de cada ambiente de trabalho, atendendo as pessoas de forma personalizada e eficiente”, esclarece Francine Beyer Baumel, supervisora de saúde do Sesi.


Os participantes da ginástica laboral aprovam o programa. “Os alongamentos ajudam muito a flexibilizar os músculos do corpo. Ganhamos mais disposição e energia, além de sair um pouco da concentração do trabalho para algo descontraído. Vale muito a pena participar”, diz Renata Milniez, funcionária da Oxford, empresa que adota o programa.


Para complementar a ginástica, os profissionais de Educação Física também oferecem dicas de saúde que ajudam a tornar melhor o dia a dia das pessoas. Segundo o Prêmio Marca Brasil, da revista Cipa, o Sesi foi reconhecido pelo 15º ano como o melhor programa de ginástica laboral do Brasil.





Comentários


bottom of page