top of page

Funeral do Papa será no sábado

  • Foto do escritor: Vilmar Bueno, o ESPETO
    Vilmar Bueno, o ESPETO
  • há 4 horas
  • 2 min de leitura


O Vaticano anunciou os detalhes do funeral do papa Francisco. Nesta quarta-feira, dia 23, às 9h do horário local (4h de Brasília), o corpo será trasladado da Capela da Casa Santa Marta até a Basílica de São Pedro — logo depois de um momento de oração, presidido pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, camerlengo do Vaticano — e, depois da procissão e de uma série de cerimônias, será aberto o período de visitação pública à urna do papa.


No sábado, dia 26, às 10h (5h de Brasília), será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao pontífice.


A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício. Ao final da missa, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio. Em seguida, o caixão do papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maggiore, onde será realizada a cerimônia de sepultamento. A cerimônia segue as indicações estabelecidas no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento que rege os ritos funerários do papa. (Vatican News)



O corpo do Papa Francisco jaz agora em um caixão aberto na capela de sua residência no Vaticano, ladeado por guardas suíços e cardeais em oração.

Amanhã de manhã, o caixão será levado em procissão até a Basílica de São Pedro, onde, durante três dias, as pessoas poderão passar em fila e prestar suas homenagens.

Os aposentos papais foram selados com cera, marcando o início do que é conhecido como Sede Vacante, ou assento vazio, até que um novo chefe da igreja seja eleito.

Mas primeiro acontece o funeral no sábado, com chefes de estado esperados do mundo todo.

Mesmo assim, Francisco deixou instruções claras de que queria uma cerimônia mais simples, de acordo com seus gostos mais simples como Papa.

Ele até contratou um benfeitor para pagar por tudo.

E, diferentemente da grande maioria de seus antecessores, o Papa Francisco não será enterrado na Basílica de São Pedro, no Vaticano, mas em uma igreja dedicada à Virgem Maria, no centro de Roma... e sob uma lápide com apenas seu nome inscrito.

Comments


© Copyright 2017-2025 | Blog do Espeto | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

paulo_drege_roxo.png
bottom of page