O ex-juiz federal Zenildo Bodnar vai assumir o 1º Cartório de Registro de Imóveis de Itajaí. A cerimônia de investidura da delegação está marcada para o dia 5 de julho, no tribunal do júri do Fórum de Itajaí. Zenildo faz parte da nova leva de cartorários em Santa Catarina, aprovados no concurso notarial. Ele se classificou em 1º lugar na disputa, que teve mais de seis mil inscrições e 631 aprovados.
Natural de Santa Terezinha, no Alto Vale do Itajaí, Zenildo tem mestrado em Ciência Jurídica pela Univali e doutorado em Direito pela UFSC, além de pós-doutorados em Direito Ambiental pela UFSC e Universidade de Alicante (Espanha). Ele foi juiz federal do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) entre 2001 e 2015 e professor na Univali e nas escolas da Magistratura Federal de Santa Catarina (Esmafesc) e do Ministério Público (Empsc).
Na época de juiz federal, na Vara Ambiental da Justiça Federal de Florianópolis, Zenildo ganhou notoriedade pela polêmica Operação Moeda Verde, deflagrada em 2007 pela Polícia Federal contra um esquema de negociação de licenças ambientais em Florianópolis. Foi ele quem determinou a prisão de empresários, políticos e servidores, além do afastamento de um procurador do Ministério Público Federal (MPF).
A carreira como juiz federal começou em Itajaí, onde Zenildo conduziu acordos de recuperação ambiental na Praia Brava, em Itajaí, e na Praia dos Amores, em Balneário Camboriú. O magistrado ainda atuou na Operação Dilúvio, em 2006, contra um esquema de sonegação fiscal em Santa Catarina e outros sete estados.
Atualmente, Zenildo é titular do 1º Ofício de Registro de Imóveis de São Luís, no Maranhão, onde é oficial registrador desde 2020. Antes, ele passou por cartórios de Videira, Balneário Camboriú, Curitiba (PR) e Santa Maria (RS). Em março, ele anunciou a filiação ao PSD, com apadrinhamento do deputado estadual Napoleão Bernardes, abrindo caminho para uma futura carreira política em Santa Terezinha.
Zenildo é citado como pré-candidato a prefeito da cidade do Alto Vale. O partido também tem à disposição o nome da vereadora e ex-prefeita de Santa Terezinha, Valquíria Schwarz, que perdeu a última eleição por um voto e já se anunciou como pré-candidata no próximo pleito.
221 novos cartorários empossados
Iniciado ainda em 2020, o concurso público pra atividade cartorária em Santa Catarina sofreu com paralisações na pandemia e teve a divulgação do resultado final em fevereiro, com 631 classificados para mais de 200 vagas. Em abril, 221 novos titulares cartorários foram empossados pelo Tribunal de Justiça, após a seleção dos locais para atuação.
Entre os cartórios catarinenses com novos titulares estão o 1º Ofício de Registro de Imóveis de Itajaí e o Ofício de Registros Civis das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas, das Pessoas Jurídicas e de Títulos e Documentos de Balneário Camboriú. Em BC, já assumiu neste mês a nova registradora titular, Lorena Carla Santos Vasconcelos Sotto Mayor.
Em Itajaí, Zenildo vai assumir a vaga deixada por Marcos Aurélio Lemos, que respondeu interinamente pelo 1º Cartório de Registro Imóveis até 2021, após 10 anos na serventia. Desde 2011, o cartório estava sem titular nomeado.
Comentários