Chegamos mais uma vez ao final do ano, onde todos embarcam em seus sonhos de um mundo melhor, num ano que se inicia, logo ali. E nós, que vivemos em cidades pequenas e médias, apostamos nos vereadores e prefeitos eleitos e ou, reeleitos e também as pessoas.
Em nossa região, principalmente no Planalto Norte, tivemos prefeitos reeleitos em São Bento do Sul, Rio Negrinho, Mafra, e novos em Papanduva, Santa Terezinha e Monte Castelo.
Os vereadores terão o principal papel de legislar, criar leis, aprovar ou rejeitar as contas dos prefeitos, com a ajuda do Tribunal de Contas do Estado -TCE/DC.
Mas claro, que os vereadores durante seus mandatos também exercem outras importantes funções, como sugerir melhorias na cidade e no executivo, criticar e apresentar soluções através de indicações, e cobrando explicações através de requerimentos.
E como faz parte que os vereadores indiquem nomes para compor o quadro de comissionados, então que pelo menos tenham conhecimento e se preparem para assumir.
Isso também cabe aos prefeitos, que nomeie pessoas com capacidade técnica e conhecimento, nas secretarias, autarquias, fundações e outros órgãos.
E também os vereadores podem e devem buscar recursos através de seus deputados estaduais, federais e senadores de seus partidos, bem como, junto ao governo do estado.
Mas aqui quero pontuar um fato de muita importância, que são os servidores efetivos, que tem conhecimento, formação e são os responsáveis pela condução do bem público.
Portanto, os vereadores, prefeitos devem aproveitar esse conhecimento, para que tudo flua para o melhor para todos os munícipes, aos próprios servidores, bem como para os prefeitos.
Outra sugestão, é que os prefeitos e presidentes da Câmaras, procurem nomear diretores de comunicação e assessores de imprensa, que sejam da área, e aqui temos bons nomes para esses cargos.
Outro ponto importante, a citar, é que os eleitores e a população em geral, e principalmente os jovens, procurem participar das sessões do legislativo, para poder acompanhar a discussão e aprovação de leis, decretos, portarias, etc... Para depois, ao ser aprovada uma nova lei, ou mudança nas existentes, não venham nas redes sociais criticar o que não tem o mínimo conhecimento.
Um dos grande problemas que hoje o Brasil enfrenta, se trata são as mazelas sociais, entre elas a insegurança social. Claro que em nossa região estamos numa situação bem melhor que o restante do país, mas ainda há muito a se fazer e melhorar, com investimentos em infraestrutura, educação, habitação, saúde e lazer.
No Brasil, existem 21,6 milhões de lares, espalhados pelos 5.571 municípios brasileiros, que enfrentam algum grau de insegurança alimentar em 2023, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No caso de 7,4 milhões desses domicílios, as pessoas conviviam com um quadro moderado ou grave de insegurança, que consiste na redução da quantidade de alimentos consumidos ou na ruptura em seus padrões de alimentação.
Esse é um dos problemas que muitos prefeitos e vereadores eleitos neste ano terão que enfrentar em seus mandatos, que começarão em 1º de janeiro de 2025.
E os Vereadores e prefeitos vão ter papel super importante, já que são os legisladores e os executores dessas ações, desses programas e dessas políticas. É possível que eles consigam determinar, direcionar, estruturar políticas que dialoguem com as necessidades locais e que façam sentido, para que tenham um resultado bem efetivo.
Então, Feliz Natal e próspero Ano Novo e que Jesus traga amor e muita luz para todas as famílias...
Vilmar Bueno Lima - Espeto
Diretor/Editor -Jornal Tribuba e blogdoespeto.com
Jornalista Profissional - DRT/SC - 3853
Comments