top of page
Foto do escritorVilmar Bueno, o ESPETO

Educação da Amplanorte inicia as reuniões do colegiado

Região




Região

O colegiado de Educação da Associação dos Municípios do Planalto Norte realizou as primeiras reuniões do ano, que promete um trabalho intenso desde o começo causado pelas diversas novidades que estão acontecendo na educação.

Na sexta-feira, 21 de janeiro, aconteceu a primeira reunião do grupo que onde foi realizado pela assessora de políticas públicas da Amplanorte, Valéria Grossl, um levantamento contendo as principais mudanças que ocorreram na portaria que regulamenta o plano de contingência contra a covid-19 na educação (PLANCON-EDU) para que os gestores pudessem organizar melhor o retorno às aulas nos municípios.

O PLANCON-EDU é um documento de planejamento em prevenção, mitigação e preparação elaborado para orientar as ações de resposta a eventos adversos ou situações de emergência ou calamidade pública.

"Já está liberado o limite de 100% de ocupação na sala de aula, sem a condicionalidade do distanciamento, foi falado bastante na portaria sobre a questão da troca do fluxo de ar, tendo sempre portas e janelas bem abertas, se a caso a sala de aula tenha deficiência na ventilação, reformas estruturais devem ser feitas para se adequar a este ponto. É obrigatório aos professores terem completado o esquema vacinal, a alternância do recreio ainda se mantém e regras referentes à educação física também, evitando jogos de contato", explicou Valéria durante a reunião.

No início deste ano letivo preocupados com resultados de distorção idade série e com a defasagem na aprendizagem, que tiveram uma intensificação com a pandemia do Covid-19, a região começou a realizar um trabalho de avaliação diagnóstica com os alunos do Ensino Fundamental, a fim de promover recuperação de aprendizagem e retomada dos processos educativos.

Durante o encontro, ainda foi discutida as alterações no salário base dos profissionais da educação, que se deram pelo recente regramento do novo FUNDEB, instituído na Lei n° 14.276, de 27 de dezembro de 2021, que tem implicações imediatas.


As equipes das escolas estão retomando o processo de atualização dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs) neste ano, sendo agora um movimento constante junto da comunidade escolar, equipes técnicas das secretarias municipais, professores, estudantes e pais. Além de terem entendido a importância do PPP, os municípios perceberam o quanto ele precisa ser incorporado à prática pedagógica e vivenciado todos os dias nas escolas. “Entendemos que o trabalho realizado na região é o primeiro passo para realmente implementar uma maior participação da comunidade nas tomadas de decisões da escola, essa democraticidade contribui para inclusão e qualidade na educação”, disse o coordenador do colegiado Osner Correa.

Já a segunda reunião do ano, aconteceu em 03 de fevereiro, e focou principalmente nas mudanças que o novo ensino médio repercute nos municípios da região, além de adequações que deverão ser feitas no transporte para que os alunos da rede pública sejam atendidos.

Durante o encontro, os profissionais da educação acompanharam a apresentação da Coordenadora da Educação de Canoinhas (18ª CRE), Suelen Adur Wogeinaki, que explicou melhor sobre como funcionará o novo modelo. “Apesar das diferenças entre redes municipais, estaduais ou privadas, o nosso objetivo é trabalhar em conjunto e oferecer o melhor possível de condições para os nossos profissionais da educação e também aos alunos”, explicou a coordenadora.

“É muito importante estreitarmos os laços durante esse início do ano, pois temos essa novidade que é o novo ensino médio”, completou. Por fim, foi discutido sobre o cadastramento dos municípios no Sistema Eletrônico de Gestão do Transporte Escolar (SETE). O software foi desenvolvido pelo CECATE UFG e é voltado a auxiliar na gestão do transporte escolar dos municípios brasileiros considerados suas singularidades.

O sistema foi projetado com intuito de não depender de nenhum software proprietário, desta forma é possível utilizá-lo sem ter de licenciar programas dependentes. O SETE unifica diversos aspectos realizados isoladamente por outros sistemas, como a gestão de frota, a gestão de estudantes e a roteirização.

Amplanorte seguirá trabalhando para defender e atender os interesses e demandas dos municípios da região. Para saber mais sobre os eventos e ações que acontecem na associação dos municípios do planalto norte, continue acompanhando as mídias da Amplanorte.

Comentários


bottom of page