top of page

Ciranda Política

  • Foto do escritor: Vilmar Bueno, o ESPETO
    Vilmar Bueno, o ESPETO
  • 1 de abr.
  • 3 min de leitura


Defesa Civil

Nesta segunda-feira, a entrevista na Liberdade FM para os jornalistas Espeto e João Vianna foi com o diretor da Defesa Civil, Eduardo Pscheidt, que acompanhado por Jeferson Nossol, o Xaropinho, falaram dos trabalhos da entidade. Na ocasião, apresentaram o relatório de ocorrências. Nesses primeiros meses de 2025, chegou a 189, uma média por mês de 63 ocorrências, 213 chamadas pelo 199, com uma média de chamadas por mês de 72.66.


Defesa Civil II

A maioria das ocorrências se deram sobre árvores caídas – 60,85%, riscos em vias públicas – 10,05%, seguidas de limpeza de córregos e rios – 7,41%, riscos hidrológicos – 5,82%, riscos estruturais – 5,29%, vendaval – 1% e outros 6,35% que não se enquadra no atendimento. Na mesma oportunidade, destacaram a importância da criação do projeto mãos estendidas, onde recebe doações e repassa para pessoas necessitadas, através de um cadastro.


Defesa Civil III

Outra ação que está em andamento é o mapeamento das 54 pontes do município e a modernização do sistema de monitoramento. Também estão sendo discutidos com a Defesa Civil do Estado, novas estratégias de prevenção e resposta a desastres no município.


100%

De apoio a candidatura de Silvio Dreveck, foi a decisão de reunião da executiva do PP de São Bento do Sul. Hoje Silvio tem desempenhado com sucesso a secretaria de Indústria Comércio e Serviços. Sem falar que ele ampliou sua liderança em todo o estado. E isso lhe dá uma boa arrancada, mas claro, que isso tem que aparecer nas urnas, pois seus principais concorrentes do partido também são fortes. É esperar para conferir!


0% ?!

Pelo menos é o que lideranças ligadas ao prefeito de São Bento do Sul, Antonio Tomazini – PL, dizem que ele não vai disputar uma vaga de deputado estadual em 2026. Mas eu particularmente, acredito que muita coisa ainda vai acontecer até abril, o prazo fatal para que se for disputar, ele tenha que renunciar ao cargo de prefeito. Sem falar que ele próprio ainda não veio a público dizer que não vai concorrer. Então...


Na região

Já tem pelo menos mais um nome do PL, que deve disputara uma vaga de deputada. Trata-se da prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel, que está trabalhando para aumentar seus contatos e apoios na região do Planalto Norte. Em Rio Negrinho, o prefeito reeleito Caio Treml – PL, também não descarta concorrer a uma vaga na Alesc.


Sem falar

Que em Mafra, o prefeito Emerson Maas – MDB, também está se movimentando, inclusive notícias de bastidores, dão conta que ele esteve conversando com o deputado federal Zé Trovão – PL, numa possível dobradinha.


Com Mauro Mariani

Fora da disputa, pelo menos é o que ele tem afirmado às pessoas mais chegadas, que não irá concorrer mais a deputado federal, mas quem sabe não possa disputar uma vaga na Alesc.


Mas

Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou.


Descanso

A Comissão de Infraestrutura realiza nesta terça-feira (1º), às 9h, audiência pública para debater o descanso de caminhoneiros previsto em lei. O debate foi solicitado pelo senador Esperidião Amin. Em seu requerimento, o senador afirmou que há uma contradição entre o que a legislação e o Estado exigem — que caminhoneiros e outros motoristas profissionais que dirigem em rodovias descansem durante seu trabalho — com as condições práticas oferecidas para que isso seja possível.


A vice-governadora

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE/SC) encerrou nesta segunda-feira, 31, as celebrações alusivas ao Mês da Mulher na instituição com uma roda de conversa que contou com a participação da vice-governadora do Estado, Marilisa Boehm. Intitulado Histórias que inspiram, o evento buscou celebrar o esforço e a dedicação das mulheres que constroem o órgão central de serviços jurídicos de Santa Catarina e promover a integração entre as servidoras da PGE/SC.

A vice-governadora do Estado, Marilisa Boehm, compartilhou um pouco de sua trajetória com as mulheres presentes. Formada em Direito e pós-graduada em Ciências Criminais, ela construiu sua história na luta em defesa das mulheres, tendo fundado a delegacia da mulher de Joinville, da qual foi titular entre 1991 e 2014. A vice-governadora participou ainda da criação da Casa Viva Rosa, iniciativa que busca fornecer acolhimento a mulheres vítimas de violência sexual.

 

Comments


© Copyright 2017-2025 | Blog do Espeto | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

paulo_drege_roxo.png
bottom of page