top of page

Ciranda Política

  • Foto do escritor: Vilmar Bueno, o ESPETO
    Vilmar Bueno, o ESPETO
  • 26 de fev.
  • 4 min de leitura



Em Papanduva

O prefeito Tafa – PL, sabe que hoje o município deu um salto no desenvolvimento urbano e também no que se refere a economia, com destaque no agronegócio, serviços, indústria e comércio. Portanto, está em suas mãos e na sua equipe colocar o município no lugar que merece na região e no estado. E Tafa tem capacidade, pois já foi vereador e também conheceu de perto os trâmites da Alesc e dos Governos do Estado e Federal. E também tem no vice Cleitinho - MDB um parceiro que contrubui muito com a gestão.


Em Monte Castelo

O vice-prefeito Leandro Simões de Lima – MDB, tem sido um parceiro de toda hora para o titular Sirineu Ratochinski – Podemos. Leandro como foi vereador e tem conhecimento sobre o trabalho desenvolvido pelas secretarias, têm contribuído nas soluções e sugestões.


Ainda

Repercute entre os servidores da prefeitura de São Bento do Sul, o embate entre o sindicato dos servidores e o prefeito Tomazini.


Acerca

Dos servidores cedidos pela prefeitura para compor a direção do sindicato, que o prefeito defende que os salários sejam pagos pelo sindicato, ainda vai dar muito pano-pra-manga. Por que, em tese os tais servidores perderiam tempo de serviço na soma para sua aposentadoria, bem como, ficariam, digamos, estacionados no plano de carreira.


Na minha

Opinião, acredito que os servidores cedidos poderiam recolher o INSS, também pago pelo sindicato. Claro, se isso for legal. Com a palavra os senhores assessores jurídicos.


Ainda não!

Ao contrário do que me afirmou uma fonte ligada ao Governo do Estado, de que os deputados do MDB teriam dito ao governador Jorginho Mello (PL), durante um jantar na Casa D’Agronômica na noite de segunda-feira (24), que trabalharão para estarem juntos em 2026, a verdade é que essa declaração partiu do próprio governador. Quem me confidenciou essa informação foi um deputado emedebista, destacando que tal afirmação não saiu do MDB. Ou seja, só governador sonha com o MDB junto em 2026. Pois se não aderir ao projeto de João Rodrigues – PSD, a partir de 2027 ficará sem os preciosos cargos.


Fim da greve

Um acordo firmado ontem no Tribunal de Justiça entre a Prefeitura de Florianópolis e integrantes do Sintrasem pôs fim à greve dos servidores. O sindicato terá que pagar uma multa de R$ 700 mil devido à greve, considerada ilegal. O valor será revertido ao fundo de previdência dos servidores do município. Além disso, ficou acordado que a Prefeitura solicitará à Câmara de Vereadores que a votação do projeto de reforma da previdência ocorra após o dia 7 de abril.


Mágico

A “Ilha da Magia” está conquistando o mundo e superando destinos consagrados como Rio de Janeiro, Tóquio e Roma. A capital catarinense acaba de ganhar destaque no ranking global da Booking.com, posicionando-se entre os destinos mais buscados para estadias entre 1º de janeiro e 31 de março de 2025. 


IPVA

Um pacote de mudanças no IPVA está em discussão na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Ao menos três projetos de lei que propõem modificações para isentar o imposto sobre veículos para casos específicos foram discutidos nesta terça-feira (25) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).


IPVA II

O primeiro projeto quer conceder isenção do IPVA para proprietários de veículos com mais de 15 anos de fabricação. Atualmente, em Santa Catarina, esse benefício é dado apenas para veículos com mais de 30 anos.


IPVA III

O autor do projeto, deputado Fabiano da Luz (PT), argumenta que Santa Catarina é o Estado em que os proprietários pagam IPVA por mais tempo. Na justificativa do projeto, o autor também aponta que os veículos mais antigos são os que mais sofrem com a desvalorização e possuem menor impacto tributário para o Estado.


Demissão

Após longo processo de fritura política, Lula decidiu demitir Nísia Trindade do Ministério da Saúde. Em seu lugar assume Alexandre Padilha, até então à frente da Secretaria de Relações Institucionais. Em seu último dia no cargo, a socióloga e ex-presidente da Fiocruz participou de um evento ao lado do presidente no Planalto no qual foi anunciado a produção 100% nacional de uma vacina em dose única contra a dengue e foi muito aplaudida. Nas redes, Padilha exaltou o trabalho da colega e agradeceu a Lula pela confiança. No posto, ele terá o aumento de casos de dengue e a cobiça do Centrão pela pasta como principais desafios.


Inflação

A prévia da inflação oficial acelerou para 1,23% em fevereiro, segundo informou o IBGE, o maior valor para o mês desde 2016. No acumulado dos últimos doze meses, o índice subiu 4,96%. A alta no IPCA-15 foi puxada principalmente pelos grupos habitação e educação. Para economistas, as ações do governo Lula para estimular o consumo e tentar melhorar sua popularidade elevam a pressão inflacionária e o pessimismo no mercado. Sobre os agentes econômicos, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o setor 'está mais tenso que em outros tempos' e que 'as pessoas estão mais com o dedo no gatilho'.


Em queda

Novo recorte do levantamento do Paraná Pesquisas mostra que quase dois em cada três eleitores paulistas desaprovam o governo Lula. Segundo a sondagem, a taxa negativa atingiu 63,1%, enquanto a aprovação está em 34,1% - outros 2,8% não souberam ou não responderam. Apenas 6,8% dos paulistas classificam a gestão como ótima, enquanto 15,7% dizem que é boa. O percentual dos que consideram o mandato péssimo atinge 44,7%. Outros 8,8% o avaliam como ruim e 22,4% como regular. Sobre a disputa eleitoral em São Paulo, se o primeiro turno fosse hoje, o presidente teria 26,6% contra 40,8% de Jair Bolsonaro, que está inelegível.


Em queda II 

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta 4ª feira (26.fev.2025) indica que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem percentuais de desaprovação maiores que os de aprovação em 8 Estados brasileiros.


O levantamento Quaest foi contratado pela Genial Investimentos. Foi feito de 19 a 23 de fevereiro com brasileiros de 16 anos ou mais nos seguintes Estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. O nível de confiança é de 95%.






Comments


© Copyright 2017-2025 | Blog do Espeto | Todos os direitos reservados. Desenvolvido por

paulo_drege_roxo.png
bottom of page