top of page

Ciranda Política

Foto do escritor: Vilmar Bueno, o ESPETOVilmar Bueno, o ESPETO

Foto que ficará na história da política recente em SBS

Nomeações, decisões, remajamenttos, etc...


Como diz

Uma amiga minha, "o que tá feito, tá feito". Cito isso devido aos últimos acontecimentos na política partidária em São Bento do Sul.


E depois


Da chapa apoiada pelo Tomazini - PL e cia, foi derrotada pela chapa composta pelo vereador Gilmar Pollum - PL, Cátia Friedrich - PSD, Diego da Academia - MDB e Luiz Pesenti - PSD. Naquele momento, ficou nítido que o grupo seguiria um rumo independente, mesmo vindo a dar governabilidade à gestão municipal.


Mas também


Sei que em  política é igual a nuvem, quando se olha alguns segundo depois já estão diferentes.


E ainda


Sobre política, o poder vem depois da eleição, até porque, político não eleito fica fora da mídia e do principal, o microfone.Resumindo, político sem cargos - sem mídia, sem microfone, sem redes sociais, acaba esquecido em quatro anos.


E no caso


Do PSD a aproximação com o prefeito Tomazini, não poderia ser diferente, pois sem cargos, sem poder. Mesmo que daqui a dois anos, na eleição estadual e depois na sucessão de Tomazini, os atuais hoje agregados sigam destinos diferentes.


Até por que


Se caso João Rodrigues - PSD seja eleito governador derrotando Jorginho Mello - PL, o PSD tanto estadual como aqui na terra dos  móveis, da música e do folclore, o prefeito Tomazini, dificilmente conseguirá levar junto o PSD, de Terezinha Dybas e cia. Mas claro, até lá muitas nuvens irão passar e mudar de lugar.


Uma coisa


Muito positiva, depois de todos esses acordos e promessas de 'amor eterno', foi a volta do ex-vereador e advogado Terezinha Dybas, que assumiu uma cadeira na Câmara, e provavelmente será a líder do prefeito. Por que fora ela hoje no legislativo, estava difícil encontrar alguém que tivesse um conhecimento jurídico e político. E o papel do presidente da Câmara, Gilmar Pollum, também fundamental nesse novo momento político, Legislativo/Executivo.


Nomeações


Ainda na nova leva de nomeações e remanejamentos, uma boa notícia, Paulo Zwiefka, e que deixou a secretaria de agricultura, dando lugar ao vereador Pesenti Deve, deve  assumir o cargo de diretor de obras. Bom para Magrão, pois terá um excelente servidor, trabalhador e que entende do riscado.


Nomeações II


Também ficou definido que o Adão Wagner Ferreira, uma diretoria no Samae.

Nomeações II


Outros remanejamentos, Eduardo Pscheidt, assumirá o departamento que cuida das pavimentações comunitárias, até então comandada por Rafael Vierbi​n, que agora vai para o Detru. Com isso as peças vão se encaixando no tabuleiro de xadrez dos cargos e anseios dos aliados.


Nomeações III


Também ficou definido que Márcio de Oliveira assumirá o Procon. Além de Jonatha Mello, que deixou o Procon e foi nomeado como diretor na secretaria de saúde.


Ainda na saúde


O prefeito precisa resolver uma pendenga, o secretário Marcelo Marques, mais uma servidora na secretaria, esse foi o acordo entre o secretário e o prefeito, para continuar. Mas quanto a essa servidora, a coisa fica mais difícil, pois ela é de confiança do prefeito há muitos anos.


Pulando fora

O ex-vereador Hélio Alves, depois desses desdobramentos, deixa o UB, e leva segundo ele mais 20. "O partido que foi organizado por ele e Paulo Zwiefka e depois foi tomado para os propósitos eleitorais do PL local. Hélio sai criticando o presidente, Márcio de Oliveira, que caiu de paraquedas e, de quebra, ganha (por pedido próprio) um cargo de diretor no governo. Mesmo assim, o UB está no governo, com a indicação de Gabi Weihermann na Comunicação, indicação de Geraldo Weirhemann, Marcio Oliveira no Procon e Paulo Zwiefka na diretoria de obras...Então...



Fazendo a lição de casa


Está semana, o assessor parlamentar do deputado federal Zé Trovão (PL) Pablo Raulino, esteve com a chefe de gabinete do governo Tomazini Suzana Telles. Pablo fez questão de reafirmar para Suzana que o gabinete do deputado está de portas abertas para São Bento do Sul. O assessor também conversou com o novo diretor do EMHAB Airton Ramos, o qual já mantém um excelente diálogo. Pablo também tem sido importante no elo entre os prefeitos, vereadores, junto aos governos federal e estudual.




Monte Monte Castelo


O prefeito de Monte Castelo Sirineu Ratochinski - Podemos e seu vice-prefeito Leandro Cunha - MDB, receberam a visita do Gerente da Caixa Econômica de Papanduva e Diretores da Caixa de Joinville para estreitar relações e parceria com a municipalidade.


Em Papanduva


O prefeito de Papanduva, ​Tafa - PL, acompanhado do vice, Cleitinho, dos vereadores Edival Iglikoski e Alcides Bertho, estão em Florianópolis, em busca de recursos, na Alesc, nas secretarias e órgãos governamentais. Tafa está corretíssim​o, pois ninguém de livre vontade vem bater na porta da prefeitura todos os dias, oferecendo recursos, a não as tais emendas de bancas e as impositivas. Quem não é visto não é lembrado.


Uma lembrança


Quando eu era  assessor de imprensa no governo de Mauri Grein e Ivo Augustin, muitas vezes acompanhei os dois nas buscas e recursos na capital catarinense. Mas sempre quem nos acompanhava era o saudoso ex-prefeito e ex-secretário de saúde, Aloísio Partala. E quando nós estávamos nas salas de espera, em alguma secretaria, quando o secretário avistava o Partala, logo dizia - O meu amigo Partala, entre aqui na minha sala. Podiam não conhecer o Mauri nem o Ivo, mas o Partala era figurinha conhecida, circulava por todas as secretarias, também quem era amigo pessoal do Esperidião Amin tinha tudo na mão.


O MDB sendo MDB...


Informações dão conta de que o governador Jorginho Mello (PL), poderá não fazer hoje, o anúncio da reforma do colegiado e deixar para a próxima sexta-feira (24). Ainda faltam alguns alinhamentos para fechar o secretariado que, a princípio, ficará até 2026.

Um dos motivos é a indefinição com o MDB.


Conforme divulguei ontem, o líder do partido na Assembleia Legislativa, Fernando Krelling, se reuniu com o governador Jorginho Mello (PL) de manhã. Entre pautas de Joinville, foi discutida mais uma vez a entrada do partido no governo.


Foi mantida a oferta de entregar para os emedebistas a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde, além da Agricultura que, agora, viria com porteira fechada, contendo a Epagri e a Cidasc. Alertado que a proposta já havia sido negada pelas bancadas, já que há no partido a ideia de que o Meio Ambiente é muito pouco para uma liderança do tamanho de Carlos Chiodini, que é o presidente estadual do MDB, o governador colocou a Fesporte no meio.


Posts recentes

Ver tudo

Ciranda Política

Nomeada Marina dos Santos, foi nomeada na secretaria de Assistência Social, e Mariza do Amaral, voltou para a diretoria. Nomeado Na...

Ciranda Política

Mudanças Finalmente algumas mudanças nos cargos na prefeitura de São Bento do Sul, estão acontecendo. Entre elas a exoneração do diretor...

Comments


bottom of page